segunda-feira, 12 de maio de 2008

Fernando Pessoa.

Retrato de Fernando Pessoa, Almada Negreiros.

Uma das cinquenta personalidades que
mais teve influência na cultura Europeia.

Justa e merecida homenagem ao poeta das mil faces. Poder-se-ia reclamar a figura de qualquer outro génio português?
Deixo, já agora, o poema do autor com que mais me identifico.


"Tudo que faço ou medito
Fica sempre na metade,
Querendo, quero o infinito.
Fazendo, nada é verdade.

Que nojo de mim me fica
Ao olhar para o que faço!
Minha alma é lúcida e rica,
E eu sou um mar de sargaço-

Um mar onde bóiam lentos
Fragmentos de um mar de além...
Vontades ou pensamentos?
Não o sei e sei-o bem."

Fernando Pessoa.

Um comentário:

Maria Oliveira disse...

Realmente Fernando pessoa é uma figura humana, cuja intelectualidade estava para além dos confins do tempo!...